Taxa de Distorção Idade-Série

A distorção idade-série consiste em um indicador que mensura a adequação etária do estudante em relação à etapa de escolarização que frequenta. Essa métrica permite identificar atrasos e adiantamentos durante o período escolar, além de subsidiar o diagnóstico de gargalos estruturais no processo de ensino-aprendizagem. A partir desse indicador, é possível delinear estratégias de intervenção que promovam acesso, permanência e conclusão das etapas do ensino fundamental e médio, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. Os fatores associados à repetência, entrada tardia ou abandono do ensino são múltiplos e interdependentes, mas vale ressaltar que a origem, raça, vulnerabilidade econômica e social são tópicos essenciais para o entendimento completo do cenário da educação em todo o país.

Ver tutorial em vídeo

Análise de Dados

A partir desse conjunto de fatores, é importante ressaltar que a zona rural do Piauí apresenta desempenho inferior ao da zona urbana, sobretudo no ensino médio. Embora as séries históricas indiquem uma tendência de redução da distorção idade-série em todas as etapas de ensino nos últimos anos, o ensino médio permanece como o nível mais crítico em âmbito nacional com percentual de 26,6%. Persistindo um quadro de atenção nos anos finais da educação básica, nos quais se concentram as maiores taxas de distorção idade-série e evasão escolar.

Metodologia e Notas Técnicas

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A distorção idade-série é um indicador que mede a proporção de alunos com dois ou mais anos de atraso escolar. No Brasil, a escolarização obrigatória vai dos 4 aos 17 anos. Segundo a legislação, aos 4 anos a criança deve estar na pré-escola, aos 6 anos no ensino fundamental e aos 15 no ensino médio. Idealmente, os alunos dos anos iniciais do fundamental teriam entre 6 e 10 anos, os dos anos finais entre 11 e 14 anos, e os do ensino médio entre 15 e 18 anos.

As variáveis analisadas incluem o ano de referência, a localização geográfica (rural/urbana) e o tipo de instituição (estaduais, municipais, federais, públicas e privadas).