O IDEB é um dos indicadores mais consolidados para avaliar a educação básica no Brasil, abordando a qualidade do ensino e desempenho dos alunos, considerando os registros do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Ao garantir transparência sobre esses dados, gestores públicos, profissionais da educação, pesquisadores, investidores e demais interessados passam a contar com uma base objetiva e comparável para subsidiar decisões, orientar o planejamento educacional e aprimorar políticas públicas.
-
IDEB
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
-
Anos Iniciais
do 1º ao 5º ano
-
Anos Finais
do ¨6º ao 9º ano
Ver tutorial em vídeo
Análise de Dados
Entre 2005 e 2023, é possível observar a evolução positiva do Piauí em todos os níveis educacionais. Nos anos finais do ensino fundamental, o estado alcançou nota 5,2 em 2023, resultado superior ao registrado pelo Brasil (5,0) e pela média do Nordeste (4,7). Nos anos iniciais, o Piauí atingiu nota 5,9, ficando acima da média nordestina (5,6) e próximo da média nacional (6,0). No ensino médio, o estado registrou nota 4,5, índice maior que as médias do Nordeste (4,1) e do Brasil (4,3). Esses resultados evidenciam um movimento consistente de crescimento ao longo da série histórica, observado nas três etapas da educação básica.
Metodologia e notas técnicas
O lDEB é composto por dois conceitos principais: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice varia de 0 a 10 Cálculo: dados de aprovação dos alunos, coletados pelo Censo Escolar, e nas médias de desempenho obtidas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esses dados são então compilados e, em seguida, disponibilizados no site do Ministério da Educação. Dessa forma, o índice busca estabelecer equilíbrio entre fluxo escolar e aprendizado.








