Neste painel abordamos o ensino superior estadual, com a visão de percentuais de permanência, desistência e também conclusão de curso ao longo dos anos.
Analisar este tema é de suma importância para medir a saúde do sistema educacional e renovação do mercado de trabalho. É a partir destes aspectos que gestores, professores, pesquisadores e estudantes podem contribuir juntos para a melhora do ensino estadual.
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Análise de Dados
Com a ajuda da visualização de ranking, é possível ver que a conclusão de cursos não se detém a só uma área e bons índices estão em frentes de exatas, humanas e biológicas. Além disso, é possível observar o crescimento da conclusão de cursos desde 2017, com oscilação negativa durante os anos de pandemia de Covid-19 e forte retomada em 2022.
A permanência nos cursos também cresceu ao longo do tempo e se manteve sempre acima dos 60% até 2022, mesmo em anos de crise global com a pandemia. Em especial, em cursos mais tradicionais como Direito e Administração, a taxa de permanência se manteve acima dos 80%. Já os cursos de Matemática, Pedagogia, Geografia e Letras são alguns dos exemplos de cursos que mais aparecem em índices mais baixos de permanência até 2022, o que é um indicativo de necessidade de atenção específica a esses cursos, considerando inclusive a inserção profissional dos graduados.
Para uma análise precisa dos painéis, selecione um ano de ingresso específico e analise o fluxo histórico ano a ano, considerando o tempo médio de 4 anos para um curso de ensino superior.
O Ensino Superior tem forte ligação com o histórico de cada aluno e painéis como o de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ou o de Matrículas na Educação Profissional e Tecnológica podem ser bastante úteis para uma análise histórica e completa, permitindo uma visão geral da educação no Piauí e também no Brasil como um todo.
Metodologia e notas técnicas
Permanência no curso de ingresso: corresponde aos estudantes que possuem vínculos ativos com o seu curso de ingresso em um determinado ano de referência.
Desistência do curso de ingresso: corresponde aos estudantes que encerram seu vínculo com o seu curso de ingresso em um determinado ano de referência, seja por meio da desvinculação ou da transferência para outro curso da mesma instituição de educação superior.
Conclusão no curso de ingresso: corresponde aos estudantes que se formam no seu curso de ingresso em um determinado ano de referência.
Fonte: Indicadores de Fluxo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).